sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A educação suportada por uma árvore

Nunca havia escrito sobre a educação em Angola porque não sabia como mostrar para vocês que o que estou escrevendo é verdade. Desde que cheguei neste projeto tenho acompanhado as aulas de alguns alunos e acabei fazendo algumas imagens para que todos vejam como é a maioria das salas de aula das províncias do País.

Pela lei, a educação é gratuita até os oito anos, porém durante a Guerra (1975-2002) aproximadamente metade das escolas foram saqueadas e destruídas, levando o País aos atuais problemas com falta de escola.

Hoje a taxa de alfabetização é muito baixa e escolas ínfimas. Com um quadro negro apoiado em uma árvore, o professor tenta ensinar o básico aos alunos. As idades são variadas e o banco da escola, na maioria das vezes, é feito daquelas latas de leite ninho grandes, restos de madeira, tijolo, pedras grandes.



terça-feira, 15 de setembro de 2009

Affff.....


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Novela – A água do GOVE

Hoje me deparei com uma situação nunca vista nas obras que passei em Angola. Quando cheguei, peguei algumas águas minerais na casa da Fer. Depois disso, questionei o pessoal como fazia para pegar água, pois no alojamento não havia encontrado.

Me informaram que cada integrante alojado tem direito a sete litros de água mineral por semana e que eu deveria solicitar. Nesta hora já achei estranho restringir o número de água, mas até aí, fazer o que... Eu só vou para o alojamento dormir, então a água vai dar numa boa.


Mas voltando.... pedi a famosa requisição de material e comecei a via sacra. Imprimi e assinei como requisitante, alguém do administrativo teve que assinar aprovando e não bastando, alguém do comercial também. Depois disso escutei assim: Agora basta você ir ao almoxarifado e retirar....



Fiquei com cara de tonta olhando para a pessoa e imaginando a cena. O almoxarifado é um pouco longe... como vou levar 7 garrafas de água na mão até o alojamento???? Sem transparecer o que minha imaginação estava desenhando agradeci a pessoa que me ajudou e ponto final... Depois pensaria em como ir buscar.



Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, ainda escutei assim. Fique calma que isso vai acabar! Quando a ETA ficar pronta a obra não vai mais liberar água mineral. Os integrantes vão ter que tomar a água da ETA.... Eu, que não consigo ter sangue de barata, comecei a questionar e descobri que trata-se de uma ação de redução de custo imposta pela diretoria do contrato. A água da ETA supostamente é tratada.



Pensei com os meus botões e cheguei a conclusão que trata-se da famosa economia barata que faz com que o integrante se sinta cada dia mais desmotivado. Água é o mínimo que a obra tem que oferecer a quem está alojado, ainda mais que não temos uma cidade perto para comprar nossas próprias águas...... Se eu estivesse morando em Luanda beleza, mas estou no meio do nada.



Quero só ver quando a turma começar a ter piriri o que vão fazer...



E quanto a mim, podem ter certeza absoluta que não vou tomar água sem ser mineral... Mas e os outros???? Isso só veremos no próximo capítulo da novela A ÁGUA DO GOVE!!!


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Um ratinho.....


Sabe quando a Felícia dizia: ACHO QUE VI UM GATINHO.... Então.. ontem fui eu quem disse: ACHO QUE VI UM RATINHO....


Bem, foi isso mesmo.... Lá pelas 19h30, quando o trabalho já estava quase no fim, estava eu lendo a CARAS e olho para a porta. O que vejo?!?!?! Um rato enorme entrando....


Tive aquele momento de mulher e pensei em subir na mesa, mas olhei para a Fernanda que estava calma e feliz e disse meio que no desespero já... FERNANDA... um rato... Nisso eu já estava na porta da sala porque o RATO foi para o lado dos armários... Achei que a Fernanda estava atrás de mim, mas não... ela ficou estática na cadeira dela...


Comecei a gritar... Vem Fernanda, sai daí.... Fiquei fazendo aquele sinal com a mão desesperada até ela chegar na porta e a gente sair....


Claro que com o nervoso do rato comecei a rir descontroladamente... Os homens que estavam aqui neste horário foram matar o bichinho....que nojo.... Ainda bem que acharam o animal, se não como iria trabalhar sossegada hoje....kkkk


Dizem que aqui no GOVE é super normal encontrar ratinhos.... Devo merecer né!!!!!


Mil beijos...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O que se vê na Líbia...

Sempre falei muito sobre Angola, afinal é aqui que estou vivendo, mas ultimamente tenho escutado falar muito em outros dois países. Ambos estão na África, mas um não vou comentar porque ainda não está na hora, mas tenho certeza que ano que vem ele será tema de um tantão de post. Já até escrevi alguns (risos). O outro chama-se Líbia. A Odebrecht está tocando duas obras lá e tenho amigos que estão nestas obras.

Ontem conversei com um amigo que está no RH e descobri inúmeras coisas legais. As fotos que vou postar aqui são de uma grande amiga que o pai trabalhou por lá e ela teve o prazer de ir visitá-lo e conhecer o país.

A Líbia fica no norte da África, limitado a norte pelo Mar Mediterrâneo, a leste pelo Egito e Sudão, a sul por Chade e Niger, oeste pela Argélia e Tunísia. A capital chama-se Trípoli.

A história conta que a Líbia foi povoada inicialmente por árabes e nômades berberes. Só em 1969, um grupo de oficiais radicais islâmicos derrubou a monarquia e criou a Jamahiruyah (República) Árabe Popular e Socialista da Líbia, mulçumana militarizada e de organização socialista.

Na década de 80 aconteceu sérios conflitos no país, pois a Líbia rejeitou a entrada de Israel no país, realizou manifestações anti-americanas e se aproximou da União Soviética. Foi ai que a Líbia entrou em isolamente diplomático. Só no início da década de 90 que a Líbia começou a abrir as portas ao mercado estrangeiro.

Lá a lingua oficial é o árabe, mas quem souber falar inglês pode ter sucesso no país. A moeda chama-se Dinar. A comida é bem apimentada mas acha-se quase tudo! É proibido a venda de bebidas que possuem álcool.

Ahh... e segundo meu amigo, na época do Ramadam, não existe transporte público e tudo fecha. Para as mulheres vai uma dica. Não é bom andar pela cidade sozinha!!! Tem que estar sempre acompanhada de um homem.
Espero que gostem das imagens.... Eu adorei quando recebi....
Só para não deixar de dizer, domingo estou indo para o GOVE. Outra obra... Terceira desde que cheguei em Angola. Isso que dá viver com a crise mundial. Espero que seja a última que tenha que ir em Angola... kkkk


Lanchonete - prestem atenção que está tudo em árabe!


Vestimenta típica dos árabes.



Lá vende bastante fruta e verdura!!! Coisa boa hein!



Pelas fotos, Tripoli é bem desenvolvida.


Depois da abertura do mercado, lojas americanas se instalaram.

Coca cola existe no mundo inteiro.

Teatro Romano de Sabrata



Arena de luta no Coliseu. A porta menor era para a entrada dos gladiadores, a entrada grande entrava as carruagens com os romanos e a porta pequenininha entravam os leões.




Olhem as lojas de roupa... Imagina se vestir assim sempre!!!


Uma medina!



Não sei explicar o que é não.. mas achei tão bonito!!!


Para finalizar... vai uma carninha ai... Açougue em Trípoli.