Confete, serpentina, marchinha, fantasia, animação. Tudo que poderia lembrar carnaval não estava presente por aqui. Mas mesmo assim me diverti!
Conhecida como a maior festa popular, o carnaval arrasta multidões no Brasil, porém na África (Angola) as coisas são bem diferentes. Apesar de ter assistido um desfile na Marginal do Sumbe e participado de uma festa promovida por brasileiros em Benguela, não ouvi uma marchinha, uma bateria de escola de samba. Nas festas, o que mais escutamos foi a famosa quizomba e tarachinha!!!
Ahh… vcs sabiam que a festa carnavalesta surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa, pela Igreja Católica? Pois é! A festa antecede os quarenta dias de jejum, conhecida como Quaresma. Este longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que atencediam a quarta-feira de cinzas. A palavra “carnaval” está relacionada com a idéia de “afastamento” dos prazeres da carne marcado pela expressão “carne vale”, que acabou por formar a palavra “carnaval”.
Olhem as fotinhos!!!!
Galerinha do Kwanza Sul em Benguela na festinha de carnaval
Até que foi divertido, né meninas!!!
Fomos a uma praia maravilhosa em Benguela!
3 comentários:
que diferença do carnaval do ano passado...
aqui também foi bem atípico pra mim... bjo
Amiga, vê se ano que vem vamos DESFILAR na PORTELA no RJ !!!!
Oi Carol....pois é...carnaval bem diferente...rs...bom eu saber pq estou me mudando ai , por motivos de trabalho. Espero nos conhecer para montarmos uma escola de samba ai....hahaha.
Postar um comentário