terça-feira, 18 de novembro de 2008

Casamento em Angola!

Hoje resolvi falar sobre o ritual do casamento em Angola. Para variar é bem diferente do que estamos acostumados.

Primeiro que casamento aqui é mais conhecido como “alembamento” que é de origem Kimbundu (lingua nativa do centro e norte de Angola) e inicialmente recebeu o nome de alambamento. Este termo significa o conjunto de mercadorias e presentes que o noivo é obrigado a dar aos familiares da noiva como indenização pelos gastos que ela deu desde o seu nascimento até o dia do casamento.

Ficaram pasmos!!! Calma... Nem comecei a contar como funciona!

Na verdade o alembamento acaba sendo um contrato feito entre as partes envolvidas, visto que se ocorre um futuro divórcio a familia da noiva é obrigada a devolver os bens recebidos.

Os bens ofertados são diferentes em cada casamento. Já ouvi falar que ofertam panos, ternos, bebidas, gados, perfumes e dinheiro.

Aqui não existe noivado! O rapaz vai na casa do sogro, faz o pedido, paga o “dote” e pode levar a mulher para casa. Mas isso só ocorre se toda a família da noiva estiver satisfeita com o noivo e com o que foi pago.

Casar de branco, cerimônia na igreja, festa!!! Aqui também tem!

A diferente é que os presentes são entregues na igreja durante a cerimônia e a festa não é paga pelo sogro. Aqui quem paga a festa é o noivo!

Meninas… se no Brasil já está dificil casar, imagina aqui que o noivo tem que pagar tudo?!?!? O noivo literalmente paga para casar! Kkkk

Mudando de assunto – Estou bem! Estou em uma fase que não busco nada ao extremo! Quero o simples! Quanto mais simples melhor! Fim de ano é sempre uma correria para quem trabalha na área de comunicação! Estou organizando duas festas de fim de ano! Sinto saudades de algumas coisas e pessoas do Brasil! Vôzinho… fique bem! Eu te amo muito e não quero te ver doentinho…

7 comentários:

Cláu Furlan disse...

É... então podemos dizer que ai realmente os homens casam por amor, senão não gastariam tanto pra ter a mulher ao seu lado !!!

Unknown disse...

KKKKKKK
SE AQUI NO BRASIL FOSSE ASSIM
O QUE IA TER DE MULHER SOLTEIRONA KKKKKKK
BEIJOCAS

Unknown disse...

Amor, vocë pode ter certeza que não seria das solteironas... pelo menos eu iria fazer de tudo para que isso ocorresse... kkkkkk

Te amo muito muito muito...

Saudades...

O tio ficou espantado com algumas histórias que contei de angola... Amanhã iremos passear de escuna pela manhã...

Beijos, minha linda....

Unknown disse...

JESUS ATE HOJE AKI EU NÃO CONSEGUI CASAR POR QUE GASTA MUITO AI ENTÃO EU FICARIA LARGADA PRO RESTO DE MINHA VIDA KKKKKKKK

Unknown disse...

Concordo com a Cláu rsrs

Anônimo disse...

Carol, sinto saudades de vc... Como sinto saudades... Te amo muito!!!

M.FATAL disse...

Oi Carol eu só o M.FATAL tenho 15 anos de idade só Administrador do blog X3 Downloads www.xtresdownloads.blogspot.com gostei muito de ti parabens pelo blog gostaria de te ter como postadora no meu blog. Caso aceitares passa no meu blog e deixa uma mensagen na caixa DEIXA SUA MENSAGEN de confirmaçao e deixa também o teu himail. Ficareu feliz de te ter como amiga. Tchau.