sábado, 11 de outubro de 2008

Desafio - Fazer Responsabilidade Social!

Pessoal... como estão as coisas por aí?!?! Por aqui está tudo bem! Ontem tive uma reunião super produtiva sobre responsabilidade social com o Jorge Petro – corporativo que cuida destas ações em Angola.

Conheci todos os projetos que a Odebrecht possui em Angola, como por exemplo o Programa de Parteiras Tradicionais, o Programa de combate a SIDA (AIDS), Programa de formação de Sobas, Programa Sangue Seguro, Programa Criança Feliz, Programa Capacete Dourado, etc...

Me animei bastante com os recursos que já possuímos com estes programas estruturados, mas não queria ficar engessada no corporativo. Claro que questionei se tínhamos liberdade de criar algo e o corporativo incentiva isso. Afinal, não adianta criarmos algo que achamos lindo se a comunidade não quer aquilo. AMEI isso! Gosto de ter a liberdade de criar, de viajar, de construir coisas novas!

Agora é mãos a obra! Ontem já pensei em várias coisas legais que podemos fazer aqui, mas antes tenho que ir para a comunidade para saber o que eles esperam, qual a real necessidade. Brinco que fazer responsabilidade social aqui é fácil porque trata-se de um país carente em todos os aspectos. Porém corremos um grande risco do programa se tornar assistencialista e esse não é o objetivo. O objetivo é criar algo sustentável, como por exemplo, as lavanderias comunitárias... Aqui as mulheres lavam as roupas no rio e lá mesmo já tomam banho...

Outra coisa que estava pensando em fazer é uma biblioteca ambulante. Pegar um ônibus, plotar ele inteirinho e criar uma biblioteca dentro dele, com mesinhas e cadeiras. No inicio pode até ser investimento um pouco alto, mas além do lado social que é o de dar mais educação para as pessoas, a nossa obra ficaria visível em várias comunas da região que estamos atuando! Para os livros pensei em mobilizar algumas obras no Brasil para que as pessoas doem livros para nós. Todo mundo tem livros em casa que podem ser doados. Como temos o serviço de malote interno, nem gastaríamos para trazer os livros do Brasil para Angola. Ahh... na obra de Santos quando montei a biblioteca tombei todos os livros e aqui não seria diferente... Além disso, posso ver com as grandes editoras para eles nos mandar revistas. O pessoal daqui ama ler revista!

Bom... tudo que escrevi são idéias, mas tudo começa com grandes idéias...
Leitores... me mandem sugestões para este trabalho. Às vezes quem está de fora vê a coisa de outra maneira. Pensem em um nome para a biblioteca!!! Tem que ser bem criativo hein!?!?

Vou indo... beijinhos no coração de cada um!

OBS: Quando digo que estou com saudades, é porque realmente estou! Meus sentimentos são transparentes!

SAUDADES, SAUDADES, SAUDADES!

4 comentários:

Cláu Furlan disse...

Eta, se vc não dissesse que estava com saudades eu estranharia... rsrs

Bjos e SAUDADES tbm !!!

Anônimo disse...

Minha amiga... Não tenho muito o que dizer, basta olhar para você e ver seu sucesso profissional... e quando vejo isso sinto orgulho por ter uma amiga como vc. Aí me lembro de uma tarde, nós duas na missa da Matriz e vc chorando pq não gostava de fazer fisioterapia. Lembra? Ainda bem que não continuou. Te amo minha amiga, sempre estarei torcendo pelo seu sucesso, pelos seus planos, pelo seu futuro. Fique com DEUS. Te amo.

Unknown disse...

;oD

Eu tb estou com saudadiiii e é de verdade.

;oD


Bjo bjo bjo e + bjos

Unknown disse...

Amor,

Como sempre muito criativa...

Te amo muito e estou com saudades...

Beijooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo