segunda-feira, 29 de setembro de 2008

FestiSumbe - Sucesso total!

Oi Brasil... sei que estão super curiosos para saber como foi o evento tão comentado... São 5h02 de domingo e estou em casa. Cheguei do segundo dia de trabalho às 4h00, mas como ainda estou muito agitada não consigo dormir.

Acredito que o evento foi um sucesso. Nenhum problema visível foi detectado. Claro que eu, como não poderia ser diferente, observei vários detalhes que poderiam ter sido feitos diferente. Mas podem acreditar que o próximo será melhor. Na realidade o objetivo é esse, sempre fazer melhor. A Claudia sabe muito bem do que estou falando. Todas os eventos que fizemos juntas sempre apontamos os pontos de melhoria. Isso é fundamental... No FestiSumbe não será diferente. Segunda faço o relatório de melhorias e guardo para utilizar em uma próxima oportunidade.

Vamos por partes...

Prévia de evento – quinta – Na parte da manhã fizemos uma prévia de divulgação da obra nos principais pontos da cidade. Foi aí que percebi que fazer 10.000 bandanas foi uma excelente idéia... Todos que receberam o lenço estavam com ele na cabeça. Objetivo 01 atingido. A noite fiquei na praia esperando o pessoal montar todas as minhas faixas. Tudo foi afixado no local solicitado. Objetivo 02 atingido. Visibilidade da marca é fundamental nesse tipo de evento.

Primeiro dia – sexta – O evento começou às 21h30, mas estava no camarote desde 17h00. Foi um dia corrido, mas 20h00 tudo estava pronto a espera dos convidados... Observando os camarotes dos outros patrocinadores vi que ninguém tinha se importado em fazer uma coisa legal como nós fizemos... Objetivo 03 atingido. Ser o camarote mais cobiçado do evento. Ahh... esqueci de contar que neste dia tirei foto do famoso Yuri da Cunha..kkkk.. Não vi nada demais nisso, mas dizem que este cantor é super importante... Resumindo cheguei em casa às 4h00.

Segundo dia – sábado – O evento começou mais ou menos no horário do de ontem, mas estava chatinha... Estava tudo certo, mas eu não estava muito bem. Estou preocupada com meu apartamento em Santos e não paro de pensar nos cupins comendo tudo... Ai meu Deus... Tenho que trabalhar melhor isso em mim... Não posso misturar as coisas. Mas vamos voltar ao evento... Hoje meu camarote estava lotado... As pessoas estavam alegres e a minha marca estava mais evidente do que nunca. Objetivo 04 atingido. Satisfação do meu cliente interno. Podem acreditar, mas até umas das cantoras que se apresentou hoje estava usando minha bandana... A Odebrecht ficou na cabeça de muita gente este fim de semana...

Observações importantes: 01. Diferente do que escrevi no post anterior, a praia estava cheia de banheiro químico. 02. O que mais escutei durante o evento foi para que eu ficasse calma porque estava em Angola. Toda vez que pedia algo que achava natural estar acontecendo, alguém me dizia para eu me acalmar que estava em Angola. 03. As pessoas não passam emoção para os cantores. Hoje, quando o Maya Cool cantou paciência, única música que sei cantar, o camarote da Odebrecht se acabou de cantar e dançar, porém os angolanos não se manifestaram. Os cantores pediam para levantar as mãos e ninguém levantava. 04. Quando os shows acabam todos saíram comportados. É uma multidão toda andando junta.

Detalhe:
Gente... Estou tentando postar desde 8h00 e não consegui colocar fotos. Assim que conseguir coloco ok?!? Hoje o Diretor de Contrato aqui da obra enviou um e-mail parabenizando pelo excelente trabalho desenvolvido no FestiSumbe.... AMEI... Elogios sempre são bons, ainda mais vindo do dono da casa (risos).

Beijos a todos meus leitores assíduos... Mandem noticias ok!!!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

FestiSumbe vem aí!!!

Amores da my life!!! Esta semana estou me dedicando a fazer bem o meu primeiro evento no projeto que estou trabalhando... As dificuldades foram inúmeras e o frio na barriga está sendo inevitável! Aqui em Angola esqueça pensar em plano B e plano C. Quem mexe com eventos sabe que sempre temos um plano extra na manga caso algo errado aconteça, concorda comigo Clau e Amanda????

Mas aqui impossível já que não temos alternativas. Por exemplo, caso falte luz não existe a possibilidade de ter um gerador, ficaremos sem luz. Não tem banheiro, segure a vontade porque nem passa na cabeça dos organizadores colocarem banheiro químico. Água nos camarotes é artigo de luxo, trate de pensar em tudo descartável e levar muitas garrafas de água caso um imprevisto aconteça. Viram só! No caso de Angola, mais precisamente Sumbe, tudo tem que dar certo no plano A.
Desde que cheguei, há um mês e pouco estou trabalhando neste patrocínio. Trata-se da maior festa da cidade, onde todos se encontram e se divertem. É o melhor momento para divulgarmos as obras que estamos realizando na cidade e a nossa marca. A festa acontece desde 2001 e é uma realização anual do Governo. Claro que sem os patrocinadores nada disso estaria acontecendo...
O Festival Internacional da Música do Sumbe vai acontecer dia 26 e 27 na praia e contará com 30 artistas, entre eles o Yuri da Cunha (aquele doidinho que apareceu no programa do Serginho, lembra-se Gabis! Você me ligou dizendo que ele estava na televisão). Quem quiser saber quem é o figura entra no youtube, coloca o nome dele e programa do Serginho que tem o vídeo. Ahh... só para vocês saberem, o público estimado é de 12 mil pessoas em cada noite!
Fato engraçado – lembram-se da minha viagem para Luanda, do trânsito caótico? Pois bem! Fui para Luanda para me reunir com o empresa que está representando o governo no FestiSumbe. Até aquele momento, 10 dias antes do evento não sabíamos como seria o nosso camarote, qual a posição, tamanho e muito menos a programação do evento. Quem me conhece sabe o meu desespero... A reunião foi com o chefão da empresa, um angolano cujo os pais são portugueses... Imaginaram a cena??? Enchi o saco dele querendo os detalhes que faltavam inclusive a programação. Quando li o nome dos artistas não conhecia ABSOLUTAMENTE ninguém... Olhei para a carinha feliz do indivíduo e perguntei se a programação ia agradar e ele sem entender nada disse que com certeza... Acho que ele ficou com um pouco de medo de mim e agora está me dando todas as informações que quero, na hora que eu quero...risos...
Voltando ao FestiSumbe... Além do bendito camarote, fizemos um kit super legal para entregar aos convidados e bandanas e folders para entregar para as pessoas que estiverem no evento. Olhem a fotinho...



Ahh.. além disso contratei 7 meninas para ficarem entregando as coisas na avenida da praia. Mandei fazer camiseta e crachá personalizados para elas, diferente da camiseta Vip.

Bom pessoal, me desejem sorte! Mesmo sabendo que está tudo bem redondo sorte é fundamental nessas horas! Depois conto como foi e coloco fotinhos...

Ahh.. esqueci os recadinhos de sempre. Mãe, Pai e Rafa.. amo vocês! Rê.. bola pra frente!!! Seja forte! Vôzinho e Tia.. a saudade é imensa. Nelson e CAO, sei que acompanham sempre meu blog... obrigada pelo carinho. Clau.. fazer este evento contigo iria ser fantástico. Amanda, crise dos 30 antes dos 30 só acontece contigo.. Jú.. como estão as coisas em BH? Gabis.. notícias por favor! Márcia.. quero me depilar com cera!!!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Saudades de fazer comprinhas!!!!

Oi pessoal...

Como estão as coisas ai no Brasil.. Espero que bem! Aqui as coisas estão bem... Sempre vivendo um dia de cada vez, sem criar expectativas, sem ansiedade! Só estou ansiosa para ver quem eu amo e fazer muitas comprinhas...

Acho que estou ficando com problemas por falta de comprar um sapato ou uma bolsa da kipling... recebo vários e-mails das lojas que gosto com o convite para os desfiles da coleção primavera – verão...Já estou com uma lista de coisas que quero comprar quando estiver no Brasil... rs... Amigas.... vcs estão preparadas para a maratona?!?!?!

Curiosidade - Hoje um integrante veio conversar comigo dizendo que o filho dele está doente e que terá que ser tranferido para Luanda. Ele gostaria de saber quantos dias ele poderia faltar sem ser descontado. Perguntei ao RH e segundo as leis trabalhistas angolanas a pessoa pode ficar até seis dias úteis por mês sem trabalhar no caso de parente próximo doente... Imaginem a cena.. são exatamente 72 dias que o individuo pode faltar no ano em caso de doença na familia... Muitos dias né!!!

Ah... fica aqui o registro do passeio que fiz com o pessoal da Obra para a praia do Quicombo... O pôr do sol da África é lindoooooooo.....










quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Trânsito em Luanda! Caos total!

Bom dia Brasil...

Ontem completei um mês de vida em Angola... Como dizem aqui, parece que faz um ano que estou nesta loucura... Para completar a festa de aniversário tive que ir para Luanda em uma reunião de patrocínio que estamos fazendo.

Só para vocês terem uma idéia sai da nossa casa de passagem as 8h00 e cheguei no compromisso às 10h15. É por isso que hoje vou falar sobre o trânsito de Luanda e como as pessoas no país dirigem!!!

Caótico, sem noção, perigoso, doente... Pensem em todos os sinônimos possíveis para horrível e aí vão entender o que é o trânsito em Luanda. E eu achava que os congestionamentos de São Paulo eram horríveis... Aqui não tem lei de trânsito, não tem acostamento, faixa de pedestre e semáforos... Placas de sinalização, esquece! Aqui as avenidas com pistas duplas se tornam únicas em um piscar de olhos e a única regra de trânsito que se pratica é ENTRA NA PISTA QUEM SE METE MAIS...

Durante as duas horas para ir e as duas horas para voltar vi o carro que eu estava sendo batido inúmeras vezes, frear com o motorista perdi a conta de quantas vezes fiz isso. Além dos carros que vêm a sua direção e aparecem do nada, temos que desviar dos ambulantes, que vendem de tudo no meio da avenida. Ali se acha de cabide de roupa a batedeira. Acho que eles só não vendem o que não tem!

Bom pessoal é isso... Ficam algumas fotinhos para vocês verem o que estou falando! Ahh... Pai, sempre choro com suas mensagem... rs... Gabi e Amanda.. cadê vcs que sumiram??? Clau... vc está uma amiga exemplar, sempre dando noticias... Seja forte sempre! Mãe e Rafa.. Amo muitooooo vocês.. Falta menos de um mês para eu dar muitos beijos em vcs!!





sábado, 13 de setembro de 2008

Eu arrisquei e tive coragem! E você!!!

Amores da minha vida....

Esta semana foi bem corrida. Estou trabalhando um patrocinio e fazendo alguns eventos básicos.. Sei que estão desesperados por novas aventuras mas preciso fazer pesquisa e ter tempo para escrever. Prometo que na semana que entra vou escrever um post bem legal sobre casamento!! Aqui também é diferente!!! risos...

Fica registrado abaixo a minha certeza de que só seremos felizes se arriscarmos! Não deixe de tentar... arriscar faz parte do nosso crescimento!


Ainda pior que a convicção do 'não' e a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase! É o quase que me incomoda, que me entristece que me mata trazendo tudo o que poderia ter sido e não foi.Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase amou não amou.Basta pensar nas oportunidades que escapam pelos dedos nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca saíram do papel por essa maldita mania de viver no outono.

Pergunto-me às vezes o que nos leva a escolher uma vida morna. A resposta eu sei decor, está estampada na distância e na frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "bom dia" quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz.A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai, talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo o mar não teria ondas, os dias seriam nublados.O ‘nada’ não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si. Não é que a fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance.Para as coisas que não podem ser mudadas, resta-nos somente paciência. Porém, preferir a derrota prévia à duvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.Para os erros há perdão, para os fracassos chance, para os amores impossíveis tempo.

De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo o fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você, gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando. Porque embora quem quase morreu ainda vive, quem quase vive já morreu.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Morte, velório, funeral!!!!

Vocês já pararam para pensar que todos nós um dia vamos morrer e que o velório é um culto. E aqui, em Angola, trata-se de um culto bem diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil. Ai um velório dura no máximo 24 horas, aqui depende exclusivamente da vontade da família! No Brasil quando morre alguém todos ficam deprimidos, aqui comemora-se! Em Angola a morte é vista como uma festa! Quem morreu foi para um plano bem melhor e por isso a comemoração. Trata-se de um verdadeiro acontecimento, vem gente de todo o lado e tem comida e bebida a vontade.

Ontem fui até a rádio Kwanza Sul colocar um anúncio de vaga de emprego na obra e me deparei com um cortejo fúnebre. A primeira coisa que me deixou intrigada é que o corpo velado vai em um carro na frente e atrás a família vai na carroceria de uma camionete segurando a foto da pessoa que morreu. Não sei se a pessoa que morreu é importante, mas foi o maior cortejo que já vi na vida. Para não exagerar deveria ter uns 40 carros acompanhando... O trânsito ficou caótico....

Perguntei para um angolano que estava comigo onde ficava o cemitério oficial e ele me explicou. Eu disse cemitério oficial porque vira e mexe vemos túmulos espalhados pela cidade (foto). Alguns me disseram que isso existe porque eles preferem que seus mortos fiquem perto de casa! Ahh.. esqueci de contar o mais interessante. No dia do enterro às 5h00 da manhã.. sim às 5h00 da manhã, as pessoas cantam, dançam e tocam porque dizem que neste horário o sol nasce e todos estão vivos... Isso é cultura!


Voltando para os fatos... após o enterro todos retornam a casa do falecido para o anúncio da data do Mbokino. Trata-se da reunião familiar para resolver o que será feito com os bens do falecido, as dívidas e outras coisas... Claro que esse anúncio de data é realizado após uma big refeição. Não posso esquecer de dizer que entre o falecimento e o funeral e entre o funeral e a reunião familiar os parentes próximos devem ficar em resguardo, ou seja não trabalham, não vão a escola, não fazem nada. Geralmente essa reunião familiar se dá entre a família do falecido e a viúva. Como todos os bens da pessoa que morreu ficam em poder das linhagens maternas e paternas, a viúva tem que implorar para receber algo, mesmo no caso de terem filhos. Ahh... só para finalizar é nesta reunião que é realizado o ritual de limpeza da viúva onde ela é abençoada e liberada para sua nova vida de solteira....



Até eu fiquei com dúvida agora... será que o viúvo também passa por todo este ritual??? Vou tentar descobrir e depois conto para vocês!!!


Espero que tenham gostado! Até eu aprendi muitas coisas que nem imaginava que existiam....


Beijinhos a todos!!! Saudades Brasil!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Eleições em Angola!

Imaginem um país sem eleição desde 1992! Pensou! Pois é! Essa é Angola! No dia 05/09 acontecerá as eleições legislativas do país. Vale lembrar que a guerra civil em 1992 iniciou-se após essas eleições... Mas nada de pânico escutaram!!! Sei que as pessoas que me amam com certeza ficaram com o coração apertadinho agora, mas não precisam se preocupar. Estarei bem e segura esses dias de eleição.

Olhem pelo lado positivo! Quantas coisas estou aprendendo! Estou aqui, vivendo um momento histórico do país! As pessoas estão ansiosas para votarem, as campanhas estão se intensificando e mesmo os angolanos estão ficando mais receosos. .. Normal não é!
Entenda as eleições em Angola.
- São 8.302.657 eleitores. O voto é obrigatório.
- Além da internet todos os eleitores podem verificar o local de sua votação nos informativos distribuídos em todas as cidades. Curiosidade: Aqui além do nome, número do RG e local de votação, as listas apresentam a foto de cada pessoa, pois é um país muito pobre com muitos analfabetos. A foto ajuda na identificação.
- A eleição ocorre entre partidos e não entre pessoas. O partido que ganhar tem direito a colocar um número maior de pessoas na câmara legislativa.
- Os partidos que estão concorrendo: MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola).
Como ficaremos! Na quinta-feira paramos de trabalhar e só voltamos na segunda, ou seja, a orientação é ficar trancado em casa esses dias! Nada de dar bobeira! Ainda bem que o pessoal tem mais de cem filmes gravados em um HD. Vou ficar vendo filme esses dias!!!
Outro assunto...

Domigo houve um culto ecumênico em frente minha casa! Me falaram que era em comemoração a eleição. Imagina se não fui lá ver!!!! Eles dançam, se divertem, rezam... Gostei muito! Confiram as fotinhos!!!






Pai e mãe.. amo vocês! Rafa... a saudades é imensa! Rê, tia Mary e vôzinho... Daqui a pouco vou visitar vocês! Clau.. o que aconteceu que não escreve mais no meu blog... Amanda,Gabi e Júlia.. saudades... Tati... ainda bem que deu sinal de vida né! Márcia... big brother perde para essa aventura! Pessoal da CNO... saudades dos momentos bons que vivemos...

A todos que lêem o meu blog, continuem lendo! As coisas aqui são impressionantes e com certeza novidade é o que não falta!!!! E deixem post também... adoro ler os comentários!!!