segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Hora de ir ao banheiro!

Aqui somos surpreendidos a cada dia pela diferença cultural. No Brasil temos o maior cuidado quando vamos ao banheiro. Nós, mulheres, sempre que vamos a um local público e temos que ir ao banheiro é aquele ritual. Fora que muitas vezes seguramos a vontade até chegar em casa. Os homens, um pouco mais desencanados, utilizam os banheiros sem problemas ou procuram um lugar um pouco mais reservado.

Aqui as coisas mudam um pouco de figura. Só esta semana vi três homens fazendo xixi no meio da avenida, sem pudor nenhum. Além disso, quando fui para Luanda e fiquei no trânsito durante três horas, vi uma mulher sair de um carro, agachar e fazer xixi com a maior naturalidade do mundo.



Com certeza, para nós brasileiros, é chocante ver essas cenas, porém aqui a população em geral é muito pobre e na sua maioria não possuem residências com banheiro. O máximo que possuem é um local onde eles cavam um buraco (para nós seria uma fossa) para fazer as necessidades e enterrar.

Aqui na obra, incentivamos todos a usarem os banheiros e serem higiênicos. Lavar as mãos ao sair do banheiro é raro! A falta de informação é muito grande e eles não sabem como é prejudicial para a saúde sair do banheiro e não lavar as mãos. O que para nós é um hábito, para eles é desnecessário. Aprendemos desde pequenininhos que devemos ir ao banheiro e lavar as mãos, eles não.

O importante é ir conscientizando aos poucos aqueles que estão diretamente ligados a nós, pois assim, eles vão passar para os familiares, amigos, vizinhos, a importância de ter uma higiene pessoal constante e efetiva.


OBS: As fotos foram retiradas de um outro blog que esqueci o nome, por isso a falta de crédito.