sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Fazer o bem para pessoas de bem!

Ontem tive um dia muito produtivo em Sumbe! O INAC (Instituto Nacional de Criança) trouxe para conhecer o estaleiro uma delegação de brasileiros. São jovens que doam um pouco do seu tempo para vir a Angola ajudar os mais necessitados. No total são 32 pessoas que estão alojadas em uma igreja com o objetivo de colocar em prática o Projeto Tenho Fome. Trata-se de um projeto audasioso cujo a meta é ajudar a reconstrução social de Angola.

Desta vez, os integrantes deste projeto ficaram quase uma semana em Sumbe levando alegria as crianças de comunas pobres, além de auxiliar na construção de uma igreja. Amanhã estão indo para o Bié, construir a sede do Projeto Tenho Fome e duas salas de aula para as crianças daquela região.

A noite, fomos conhecer o local que eles estão alojados e compartilhar nossas experiências! Foi muito legal… Para vocês terem uma idéia, tem uma garota de 15 anos, que deixou de ir para a Disney para vir fazer este trabalho em Angola.

Para finalizar, fica a frase que marcou este encontro…

VAMOS FAZER O BEM PARA QUEM FAZ O BEM!

Ahh.. para quem quiser saber mais sobre o projeto, eles tem um site e um blog. Anotem os endereços. Quem sabe vocês se animam e ano que vem se aventuram com eles.
Essa é a Telminha! Uma menininha linda da comuna Salinas!

De noite a integração rola solta! Os brasileiros tentam aprender as danças típicas de Angola!


As meninas da CNO com as meninas do Projeto - troca de experiência maravilhosa

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Medir palavras.. para que?!?!

Tenho personalidade forte! Muito forte! E dentro desta personalidade não meço as palavras. Isto é bom e é ruim. Mas como a maioria das pessoas preferem criticar, o lado ruim sempre prevalece. Não meço as palavras para dizer que detestei um filme, por exemplo. Mas prefiro ver que há um lado bom em não medir as palavras. Quando gosto muito de alguém, digo. Não hesito em estender às pessoas queridas um tapete vermelho de palavras. Faz bem para mim e, tenho certeza, também faz bem para elas. Ou me engano?

Já repararam como medimos as palavras que usamos até mesmo para elogiar? É aquela história, eu posso até gostar muito de você, mas não convêm dizer. Só entre nós, eu acho que o mundo seria muito melhor se não medíssemos as palavras para dizer o quanto amamos, admiramos, somos gratos e estimamos determinada pessoa.

Particularmente, eu sofro por viver num tempo que as palavras tem que ser milimetricamente medidas. Gosto de falar, gosto de me expressar. Às vezes eu me arrependo, é verdade. Mas pertenço ao coro dos que só se arrependem do que não dizem. Afinal para que suprimir bons sentimentos ou a verdade.

Saudades Brasil…

Ahhh…. Quando forem rezar hoje, mandem bastante energia positiva aqui para Angola…Estamos precisando…

Bjs e bjsssssss

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Responsabilidade social

Despreendimento e amor ao próximo! Quando decidi destinar minha carreira profissional para a área de responsabilidade social não imaginava que ia me surpreender tanto. Alguns, que me olham apenas por fora, não acreditavam que eu, filha única, mimada, patricinha, tinha perfil para buscar melhorar a vida daqueles que mais necessitam.


Mas dentro de mim algo me incomodava. Não gosto do cômodo! Quando fui desafiada pelos meus primeiros líderes na Odebrecht a fazer uma pós em responsabilidade social coloquei vários obstáculos, mas eles foram firmes e investiram. Além da empresa pagar metade do curso, me liberavam toda segunda mais cedo para eu ir para a USP estudar! Claro que eles me desafiaram. E como amo um desafio lá fui eu, meio sem vontade. MASSSS…. Com o tempo não via a hora de chegar segunda e aprender mais. Fiquei viciada no tema… Sofri muito também porque mostrar para algumas pessoas que fazer responsabilidade social é diferente de auto promoção era quase impossível.


O tempo passou e fiquei excelente na teoria mas faltava a prática. Foi aí que meu ex-líder e um grande amigo me indicou para vir para Angola. Nunca esqueço o que ele me disse. A teoria você já tem, agora busque a prática. Vivencie o que é RS. E é isso que estou fazendo aqui!


Não pensem que do nada virei um poço de bondade! Não vim para fazer assistencialismo, vim para dar condições de pelo menos uma pessoa ter uma boa educação, um hospital aceitável e uma vida saudável. Se eu conseguir fazer isso, posso pegar minhas malas (que hoje são várias) e ir para outro canto…


Na quinta-feira me emocionei! Entregamos 65 cestas básicas para crianças de uma comunidade que vive abaixo da linha da pobreza! Vocês imaginam o que é isso? Viver abaixo da linha da pobreza é ser mais que pobre, é passar fome, ter zilhões de doença, não ter casa, não ter banheiro, enfim, é viver com nada!


Mas o que me surpreendeu não foi a situação que as pessoas dessa comunidade vivem, porque isso estou trabalhando para não ficar chocada quando vejo (aprendi na Pós), é ver como elas são carismáticas. Elas dançam, sorriem, tiram fotos, se divertem. Não vi pessoas deprimidas, não vi crianças tristes! Vi um povo alegre, cheio de vida, que ama dançar!!!


Fiquei também orgulhosa de ver que as lideranças da obra que estou, se preocupam em fazer ações sociais que beneficiem as comunidades, sem hipocrisia, sem benefício próprio. Apenas acreditando que este tipo de ação trás resultados positivos para nós como empresa!


Ainda não consigo dizer que sou uma expert em RS como sou em Comunicação Corporativa, mas que estou indo para o caminho certo, isso podem ter certeza!


Confiram as fotinhos!!!!


Porque será que as crianças choram no meu colo?!?




Equipe da Obra com o Diretor de Instituto Nacional da Criança


Tão munitinha essa menininha!!!





O jeito tradicional de carregar os filhos!









terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Campanha de doação de sangue!

No último sábado participei de uma Campanha de Doação de Sangue que ocorreu na cidade. A empresa abriu as portas para que os organizadores da campanha fizessem uma palestra de sensibilização, disponibilizamos transporte para todos os nossos integrantes que quiseram doar e demos lanche a todas as pessoas que doaram sangue.

Mas, como tudo aqui é atípico, vamos aos fatos. A palestra de sensibilização não conseguiu sensibilizar muita gente. Nem os palestrantes sabem a real importância de se ter um banco de sangue.

Aqui, as pessoas estão acostumadas a vender o próprio sangue, ou seja, doação é algo muito difícil. Descobri que algumas famílias chegam a pagar até U$100 por bolsa de sangue quando tem um parente precisando. O sangue mais dificil de ser encontrado aqui é o B.

O local que é feita a campanha assusta um pouco. Estamos acostumados a ir doar sangue e ficar deitado em camas confortáveis, vendo TV ou lendo revista, enquanto o sangue é recolhido. Aqui não!!!!! Nas fotos vocês podem conferir o que estou dizendo.





Mas mesmo assim, as pessoas compareceram e doaram sangue! A imprensa até publicou uma matéria…

Ahh.. Elisa.. seja bem vinda a esta terra. Sei que apesar das dificuldades vai gostar muito da experiência… Sucesso para vc!!!

Vou indo.. espero que todos no Brasil estejam bem!!!! Mandem noticias ok?!?!?

Saudades, saudades, saudades…

sábado, 17 de janeiro de 2009

Qual a importância do seu trabalho????

Você já pensou na importância do seu trabalho? Após cinco anos de formada estou me questionando. Nunca trabalhei em grande jornais, em emissoras de televisão ou em algum meio de comunicação onde a função de jornalista não seja a de apoio. Também não achem que sinto falta disso, que me sinto frustrada ou algo parecido.

Sempre quis trabalhar com comunicação interna, desde os tempos de aula de assessoria de imprensa com Gerson Moreira Lima (lembra dele Amanda…kkk) e sempre trabalhei. Não posso reclamar dos lugares que passei e sempre tive sorte (competência, sei lá) de trabalhar em empresas multinacionais.

Mas aí que mora o perigo! Nestas empresas, onde você é apoio, você tem que se superar a cada dia! Não importa seu passado, não importa se fez excelentes trabalhos, o que importa é que matar um leão a cada dia não basta!!!

Essa semana uma pessoa me questionou o que uma jornalista faz em obra! Na hora respondi tudo que fazia, mas depois fiquei meditando sobre o assunto e vi que muitas pessoas não conseguem enchergar nosso trabalho.

Mas o pior ainda está por vir. Estou em Angola para fazer Responsabilidade Social e ninguém (acho que estou sendo radical) consegue entender que uma jornalista pode fazer isso. Todo mundo acha que sou Assistente Social. Aff.. muita confusão né!!!!

O importante é não desistir nunca! Acho que é isso que me sustenta! Esse desafio de mostrar que sou uma excelente profissional, que meu trabalho é bom, que sei por onde andar , como fazer, como atuar!

Agora, se você não consegue viver sendo desafiado todos os dias nunca seja apoio. Escolha uma profissão que isso não aconteça ou uma firma que você seja o ator principal. Só não se esqueça que sem o apoio o trabalho não fica completo.

Bem.. hoje acompanhei uma Campanha de Doação de Sangue em Sumbe! Depois coloco as fotos…

Vou indo… Saudades do Brasil!

Bjssssss

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Hora de ir ao banheiro!

Aqui somos surpreendidos a cada dia pela diferença cultural. No Brasil temos o maior cuidado quando vamos ao banheiro. Nós, mulheres, sempre que vamos a um local público e temos que ir ao banheiro é aquele ritual. Fora que muitas vezes seguramos a vontade até chegar em casa. Os homens, um pouco mais desencanados, utilizam os banheiros sem problemas ou procuram um lugar um pouco mais reservado.

Aqui as coisas mudam um pouco de figura. Só esta semana vi três homens fazendo xixi no meio da avenida, sem pudor nenhum. Além disso, quando fui para Luanda e fiquei no trânsito durante três horas, vi uma mulher sair de um carro, agachar e fazer xixi com a maior naturalidade do mundo.



Com certeza, para nós brasileiros, é chocante ver essas cenas, porém aqui a população em geral é muito pobre e na sua maioria não possuem residências com banheiro. O máximo que possuem é um local onde eles cavam um buraco (para nós seria uma fossa) para fazer as necessidades e enterrar.

Aqui na obra, incentivamos todos a usarem os banheiros e serem higiênicos. Lavar as mãos ao sair do banheiro é raro! A falta de informação é muito grande e eles não sabem como é prejudicial para a saúde sair do banheiro e não lavar as mãos. O que para nós é um hábito, para eles é desnecessário. Aprendemos desde pequenininhos que devemos ir ao banheiro e lavar as mãos, eles não.

O importante é ir conscientizando aos poucos aqueles que estão diretamente ligados a nós, pois assim, eles vão passar para os familiares, amigos, vizinhos, a importância de ter uma higiene pessoal constante e efetiva.


OBS: As fotos foram retiradas de um outro blog que esqueci o nome, por isso a falta de crédito.


Resumo do aniversário!

Hoje cheguei no trabalho e fui direto para o computador para ver o que a Amanda havia escrito no blog....

Escolhi a Amanda por inúmeros motivos. É ela quem posta todas as fotos, pois aqui não consigo devido a "rapidez" da internet, é uma grande amiga e principalmente porque é uma excelente jornalista.

Toda vez que leio um texto da Amanda comprovo que ela nasceu para escrever!!!! Tem um dom absurdo para colocar no papel os fatos, as histórias, os sentimentos...

Amanda - obrigada pelo carinho. Amo muito você!!!!

Mas não foi só a Amanda que me surpreendeu. Além dos inúmeros post no orkut recebi um vídeo da pessoas que estão no Brasil... Imaginem o tanto que chorei!!!! Obrigada a todos pela paciência, pelo carinho, pelo cuidado... VOCÊS SÃO MAIS QUE ESPECIAIS....

Por aqui as surpresas também foram boas... Tive uma festa super legal com direiro a hamburger, bolo, coca e muitas outras coisas gostosas... Até balão tinha na decoração.... Amanhã coloco as fotos ok....

Vou indo que hoje o dia está cheio...

Bjs no coração de todos!!!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Carta para Carolina

(carta de aniversário enviada de Amanda para Carolina)

Hoje quero falar de amizade.




Hoje quero falar de amizade.

Não da parte de significado, filosofia, abordagens intelectuais ou esse "blá-blá-blá" que muita gente tá cansada de ler. Até porque não quero ser piegas ao ponto de tentar escrever na mesma qualidade e acerto que muitos escritores já fizeram; E que, na minha opinião, a bíblia nesse assunto é um texto que saiu no Zero Hora da Martha Medeiros... Simplesmente lindo e justo, que me ajudou muito nessa jornada de conhecer e preservar os amigos.

Neste 11 de janeiro de 2009 quero falar para uma grande amiga minha, que tem características essencias para que eu possa chamar de AMIGA. Nada mais justo - e mais fácil - do que pegar uma pessoa que eu conheça bem e traduzir o sentimento.


Amizade é um sentimento louco, tem gente pra todos os gostos e gostos pra tudo que é gente. Eu, fazem uns anos, decidi cultivar poucas, mas lindas amizades. Assim, ao conhecer a Carol, reparei que muita gente não batia com o santo dela - pra variar por conta do jeitão impaciente que ela tem. Eu, ao contrário, achava aquilo um sarro. Porque eu não sabia dizer não, e ali eu via uma pessoa extremamente hábil nessa capacidade fenomenal e mágica - pra mim pelo menos sempre foi mágico!!!

Acho que devemos ser amigas de pessoas que nos completam, que nos trazem alegrias e surpresas. Que nos ajudem a progredir e crescer nesse mundo tão conturbado.

E a amizade da Carol foi a única que me completou exatamente nesse sentido, de trazer mais "pulso" ao meu mundo. De me ensinar no que - e como - eu preciso ser firme.
De me mostrar que eu preciso arregaçar as mangas, de ir em frente, de não ter medo - ou pelo menos enfrentá-lo - e de ser mais eu.
Auto-estima é com essa mineirinha mesmo! E ela tem tanta que ainda doa uma bela porção pra gente...


Uma amiga que hoje completa anos de vida. Que está num país longe demais e que merece, mais do que ninguém, um mega abraço apertado!

Daqui da praia de Santos, nada mais posso desejar à essa amiga abençoada, além de que você continue tua bela jornada Carol, com a cara e a coragem que Deus lhe deu.

Essa é a principal característica dessa minha amiga, valentia!! Que a liberta de muitos preconceitos, de muitas hipocrisias e a faz ser cada dia mais um ser humano iluminado e mais pleno.

Creio que posso dizer por todos seus amigos o quanto a amamos e a admiramos! O quanto sentimos falta da sua presença em nossas vidas, mesmo que quando perto, você vire uma workaholic e passe pouco em nossas casas...

Carolina, mulher de fibra, que cresce e não se importa de passar por dias ruins pois sabes - com razão - que melhores dias sempre virão.
Carolina, que tem essa cara de forte, de impaciente e no fundo tem um coração de manteiga, é sensível pra caramba e se fortalece só com amor.

É o amor que te move a trabalhar num lugar tão longe, tão inóspito.
É o amor que te faz perder a paciência e dar aquele sorriso largo, simpático, minutinhos depois...

Só pessoas assim, amiga de verdade, são capazes de serem franca e queridas ao mesmo tempo. De tratar todos nós com tanto carinho e atenção que chegamos a transbordar de alegria.

Sei que hoje, mais do que qualquer outro dia, ela queria estar aqui perto dos seus...
Que avalia a situação com a razão bem forte para que o seu coração não fique pedindo mais...
Amiga, essa saudade amiga é boa, faz com que tu aprecie cada um de nós sem nossos defeitinhos. O que, por hora, é muito bacana.

Amizade, pra finalizar, é assim. Quando acontece é natural, não se força. E quando está longe, só se fortalece. Junto, só cresce. E pra sempre um ombro amigo terás!

Que Deus abençoe esse sentimento chamado amizade, que faz parte do amor e transcende tudo de bom desse mundo!


Para a Carol, felicidades. Muitas, infinitas! Deus te ilumine, te guarde e te ampare nos desafios.
Saudades...
Amo você. Feliz Aniversário!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Parabéns para mim!

Amanhã faço 29 aninhos!!!!!!


Parabéns para mim!!!!!

E o forro caiu!

São 5h20 de sábado. Isso mesmo queridos leitores do blog. Não pensem que estou escrevendo este post agora porque acabei de chegar da melhor festa da minha vida ou algo parecido. Estou escrevendo porque preciso contar para vocês (ou pelo menos acalmar meu coração colocando meus sentimentos no papel) que nesta madrugada, às 5h00 dois forros do meu quarto simplesmente caíram. Fiquem calmos! Fisicamente estou bem, só emocionamente que estou um pouquinho abalada.

Também acho que qualquer um ficaria abalado depois de um forro cair quase em cima de você enquanto você está dormindo . Quando olhei não acreditei! E para melhorar depois de uns dois segundos outro forro caiu!!!! Até agora estou com medo porque quando o peguei para tirar de cima da minha cama, vi o quanto ele é pesado. Clau… acredita que lembrei daquela estagiária da Petrobras que o lustre caiu na cabeça dela… MEDO… Fora o medão de aparecer uma aranha, rato ou coisa parecida…aff…

Já pensei em chamar alguém, mas não me sinto a vontade de ligar para meus colegas esta hora! Aqui todos se gostam, mas….. Fazia muito tempo que não me sentia tão exposta, tão sozinha! Acho que também estou assim porque amanhã é meu aniversário e não vou ter alguém para abraçar e sentir que eu posso ligar às 5h00, chorando, dizendo que meu forro caiu, que irá sair correndo para me socorrer, me abraçar e depois dar risada da situação, sem achar que foi exagero da minha parte.

Um abraço.. era disso que estava precisando neste momento. Igualzinho em outra situação que passei aqui, mas que não registrei no blog. Só um abraço resolveria o problema! Portanto, hoje quando você ler este post dê um abraço na pessoa que você realmente gosta e que está perto de você. Não perca a oportunidade.

Bem… chega de tristeza né! O que vai adiantar ficar aqui chorando, olhando para o forro caído, com medo de outro cair??? Vou tirar os restos que ficaram na cama, trocar a fronha do travesseiro que ficou imunda, lavar minha cabeça, fazer a unha, afinal amanhã faço 29 anos!!!!
Fiquem com Deus… Mãe.. sei que vai ficar preocupada depois de ler, mas eu estou bem e mais tarde vou pedir para virem aqui colocar estes forros e verificar os outros para isso não acontecer novamente.

Bjssssssssss………..

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Dificuldades com a língua portuguesa!

Hoje estava pensando como a língua portuguesa é dificil. Só de conjugações são três tempos e diversos aspectos. Presente, pretérito imperfeito, pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro, futuro do presente e futuro do pretérito… Aff… Alguém se lembra das provas de português que tínhamos que decorar as conjugações de vários verbos?? Detalhe que era prova oral, a professora falava o tempo e o verbo e tínhamos que conjugar!!!

Além do verbo, temos que pensar no uso correto de crase, acentos, preposição, ortografia, etc. Eu sempre ando com o meu dicionário e com a gramática que usei no colegial para tirar as dúvidas.

Agora em 2009 teremos a reforma ortográfica da língua portuguesa. As novas regras mudam apenas algo entre 0,5% a 2% do idioma, mas está causando um grande tumulto no mundo acadêmico. Apesar do custo com a impressão de novos livros e a adaptação às mudanças, acredito que é um passo para a criação de uma ortografia unificada a ser usada por todos os países que tem o português como língua oficial.

As principais mudanças são o acréscimo de três letras no alfabeto, a extinção do trema, a retirada dos acentos em partes das palavras, além de alterações no uso do hífen.

Não entrem em pânico, pois todos terão tempo suficiente para se adequar. Até 2012 todos podem continuar escrevendo sem utilizar as novas regras, mas a partir de 2010 todos os livros de gramática deverão circular apenas na nova ortografia, com exceção das reposições de livros. Portanto, não espere muito tempo para se adequar ok?!?!

Ahhh… eu tenho o Guia em PDF… Se alguém quiser é só pedir que mando…

Para quem não sabe:
  • Os países que utilizam como idioma oficial o português são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
  • A palavra “saudade”, tão utilizada neste blog, foi por muito tempo considerada de existência única no português.
  • A língua portuguesa é o único idioma romântico em que existe mesóclise.

Para acalmar o coração das pessoas no Brasil - Eu estou bem! Domingo faço aniversário. O pessoal aqui tá preparando uma festinha para não passar em branco. Será que vou ganhar presente??? A Clau e a Gabi me deram presentes que adorei!!! Além disso, este ano vou seguir o exemplo da minha amiga Amanda que emagreceu 7 quilos. FORÇA DE VONTADE É FUNDAMENTAL!!! Para o blog, estou pensando em publicar muitas novidades, principalmente da cultura angolana... Aguardem que as novidades vão chegar!!!!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A loucura do retorno!

Dizem que vir para Angola é um grande desafio e realmente é, começando pela maratona da viagem…
Confirmado o embarque, a empresa manda o localizador de vôo e ai basta rezar para que nada de ruim aconteça.

O meu vôo de São Paulo para o Rio aconteceu no horário, às 13h20 de domingo. Para a minha alegria, minhas malas, que para variar estavam com excesso de peso, não tiveram problemas no embarque deste vôo e nem excesso paguei! Ahh… meus pais foram se despedir!!! Ai que triste!

Cheguei no Rio, esperei as bagagens na esteira e fui ao encontro da Gabi, que estava me esperando no check in da TAAG. Foi muito bom reencontrar minha grande amiga! Claro que precisaríamos de pelo menos um dia para colocar a fofoca em dia, mas só de vê-la e passar um tempinho com ela já foi bom!!!!! Muito bom!!!

Tudo bem que minha alegria durou pouco!!!! Meu vôo para Angola estava atrasado e só íamos sair ás 2h00. Check in demorado, tumulto no aeroporto já é normal acontecer, mas ninguem merece esse atraso todo! A TAAG indicou para que fossemos para o Hotel Guanabara, no centro. Quando deu 24h00 um ônibus nos pegou no hotel e fomos novamente para o aeroporto.

Passamos pela imigração e até quem fim embarcamos. O vôo saiu às 3h15 e chegou em Luanda às 14h00 (horário local). Novamente fui para a maratona! Imigração, pegar mala, aguardar todo mundo do projeto aparecer para às 15h00 sair do aeroporto.

Resumindo, cheguei em Sumbe às 21h00 de segunda!!!!! Ainda tenho duas malas para desarrumar, mas como amanhã aqui é feriado, vou aproveitar para dar uma geral no armário e fazer isso!!!!

Sabe o que é mais estranho nisso tudo! Sempre que volto fico encantada com a diferença cultural que existe entre nós! Estava com saudades da música, do sotaque diferente do povo, do estilo de vida…. Alguns dizem que eu só posso ser maluca de sentir saudades de um país tão pobre, sem nenhum infra-estrutura, mas eu sinto…

Bjs no coração de todos!!!!!

sábado, 3 de janeiro de 2009

Arrumando as malas!!!

Bom pessoal...

Hoje não estou nem um pouco inspirada para escrever!
Amanhã retorno para Angola!!!!!
Daqui dois meses volto ok!!!!

As malas não fecham!!! Gabi, cadê você?!?!? Risos....

Fica aqui o link do blog de uma grande amiga que escreveu coisas lindas pra mim hoje....

http://juliatomaz.blogspot.com/

Tô carente... Afff....

Bjs e aguarde... O próximo post será diretamente de SUMBE!!!!