quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Carnaval em Angola!

Confete, serpentina, marchinha, fantasia, animação. Tudo que poderia lembrar carnaval não estava presente por aqui. Mas mesmo assim me diverti!

Conhecida como a maior festa popular, o carnaval arrasta multidões no Brasil, porém na África (Angola) as coisas são bem diferentes. Apesar de ter assistido um desfile na Marginal do Sumbe e participado de uma festa promovida por brasileiros em Benguela, não ouvi uma marchinha, uma bateria de escola de samba. Nas festas, o que mais escutamos foi a famosa quizomba e tarachinha!!!

Ahh… vcs sabiam que a festa carnavalesta surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa, pela Igreja Católica? Pois é! A festa antecede os quarenta dias de jejum, conhecida como Quaresma. Este longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que atencediam a quarta-feira de cinzas. A palavra “carnaval” está relacionada com a idéia de “afastamento” dos prazeres da carne marcado pela expressão “carne vale”, que acabou por formar a palavra “carnaval”.

Olhem as fotinhos!!!!




Desfile na Marginal do Sumbe

Desfile na Marginal do Sumbe


Desfile na Marginal do Sumbe


A preparação para o desfile


Galerinha do Kwanza Sul em Benguela na festinha de carnaval

Até que foi divertido, né meninas!!!


Fomos a uma praia maravilhosa em Benguela!


Na baladinha! Quem disse que em Angola não tem balada??? kkkk

Bem melhor!

Ando bem melhor!!!!!
Mais calma, mais confiante, mais determinada.
Meu coração está mais tranquilo....
Voltei a sorrir!!!!!!!
Ahh... mais tarde posto detalhes do carnaval em Angola....
Bjssssssssss e saudadesssssssssss

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Um e-mail!

Engraçado como são as coisas né!!!!
Um leitor assíduo do meu blog e um grande amigo me perguntou o que estava acontecendo, pois estava lendo minhas postagens e achou que tinha algo errado.
Depois de contar a novela dos últimos dias esperei ansiosamente pela resposta dele.
Assim que chegou no meu outlook corri para ler rapidinho e me deparei com um CAROLINA TASSINARI, logo de cara!
Imagina a minha fisionomia... Continuo lendo ou deixo quieto, pensei. Afinal me chamar de Carolina já é problemático, imagina de Carolina Tassinari. Curiosa, continuei.
Me disse tudo que precisava ouvir e não o que eu queria ouvir. Como um bom líder que é, exaltou meus pontos fortes mas também pontuou os fracos. Me deu um puxão de orelha dizendo que lutei muito para estar aqui e que tenho a obrigação de ir em frente e vencer. Além disso, me disse o que sempre me fala desde que nos conhecemos: Realize suas metas, mas sem sofrimento.

Foi bom ler o que ele me escreveu! Me fez bem!!!! Obrigada querido amigo!


Ah... hoje tem festa em casa! Aniversário do Filipe. Depois posto as fotinhos...

MAS ANTES DE DAR TCHAU

TIA MARY ... parabéns, muitas felicidades, saúde, paz, dinheiro.

EU TE AMO MUITOOOOOOOOOOOOOOOOO


Beijos e saudades mil!!!!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Tópicos!!!!

Gente….

As informações serão escritas por tópicos. Fica mais rápido e fácil.
  • O horário de verão do Brasil acabou, portanto o fuso voltou a ser de quatro horas….

  • Fui para a praia ontem! Tem que aproveitar, afinal estou indo morar no interior…

  • Na quinta teve bate papo em casa, na sexta e no sábado churrasco no estaleiro. Tá todo mundo querendo aproveitar ao máximo, até porque iremos nos separar!

  • Cheguei a conclusão que depois de nove anos morando no litoral, estou sendo transferida para o interior, um lugar frio e que com certeza minha rinite vai atacar! Além disso, minha insônia vai voltar e muitos outros livros serão devorados!!!!

  • Juro que estou tentando ver o lado bom nesta história toda, mas está difícil. Espero me surpreender quando chegar… Ou me surpreender com a atitude e ações daqueles que estão por perto.

  • Essa semana vou tentar me animar para correr todos os dias!

  • Hoje uma turma da obra está indo embora…sniff…

  • Tenho saudades… muitas saudades……

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Tudo sobre Huambo!

Pessoal....
A Amanda fez o grande favor de pesquisar detalhes de Huambo, cidade que estou indo trabalhar. Além disso escreveu um texto super legal sobre o lugar. Achei maravilhoso e me fez sentir um pouco mais conformada com a mudança!!!!!
Ahh.. só para lembrar vou morar em Caála, que fica a 25KM de Huambo....
Segue abaixo o texto...
Saudades Brasil....
Lá pros lados de Angola, tem uma charmosa província chamada Huambo, que tem o apelido bacana de “Nova Lisboa”. São mais de 35mil km² para quase dois milhões e meio de habitantes, divididos em 11 pequeninos municípios. Cada um com um nome mais engraçado. Bailundo, Mungo e Ucuma, só pra evidenciar aqui alguns...

A terra dos umbundos, que é o nome que se dá pra quem nasce por lá, tem um lema interessante: “Cidade Viva”! O slogan faz jus à estima de seu povo pela reconstrução do lugar, que antes da guerra colonial era o mais habitado, e também, da vontade de transformá-lo numa grande metrópole, um verdadeiro planalto central de Angola.

A capital, que leva o mesmo nome, foi fundada em 1912 e hoje conta com 400 mil habitantes.

Comparativamente, ainda tem muito chão pela frente e é por isso que é a cidade que mais cresce na África. Pra se ter noção, Huambo começou igual à cidade brasileira de Londrina/PR, que também teve sua fundação no mesmo ano e, hoje, diferente da realidade “umbundense”, é uma pequena metrópole, com 600 mil habitantes e uma intensa vida intelectual, cultural e moderna.

Huambo quer crescer! E aproveitar que está localizada na África Meridional, cujo clima não é nem de perto com o de deserto, e traz boa gente pra trabalhar e ajudar no seu desenvolvimento! É bem tropical, com um ventinho frio aqui e acolá, saudável até para se refrescar do sol quente na primavera. Ainda bem, já que a região não tem praia pra se relaxar!

Suas terras têm riquezas escondidas, cultivadas e produzidas. Tem solo para o ouro e o diamante, para as fazendas de batata, arroz, feijão e até para as criações de gado. Bem propício pra nos sentirmos em casa, comendo nosso tradicional prato de arroz, feijão, bife e batata frita.

Do alto do Morro Moco, que sustenta dois mil metros de altitude numa incrível floresta de eucalipto, cedro e pinheiro, podemos ver os mais belos rios e riachos e, ainda, ter uma visão do litoral de paises vizinhos. E quem se aventurar em virar mais o pescoço conseguem ver o caminho de ferro de Benguela, que vai até a fronteira com a crítica República Democrática do Congo.

Quando Huambo celebrou seu 94º aniversário, o governador da província na ocasião, Paulo Kassoma, “deu de presente” à população a reabilitação de mais de 250km das estradas locais. A facilidade que tal melhoria vai provocar na comunidade poderá ser vista daqui uns anos. A Odebrecht foi chamada para terminar a obra e muitos brasileiros vão trabalhar no novo desafio, inclusive nossa amiga Carolina, uma mineirinha danada, que com certeza vai deixar sua marca estampada lá!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mais mudanças!!!

Bom… vamos aos acontecimentos.

A obra que estou terá uma pausa e as pessoas mobilizadas para cá estão sendo disponibilizadas para outras obras…

Hoje recebi a notícia que vou para a obra de Huambo. A cidade que vou morar chama-se Caála. A obra é a construção de uma rodovia. Até então estava aceitando o fato de ir para outro lugar numa boa, mas hoje doeu. Doeu muito. Tô com o meu coração em pedaços.

Não imaginava que iria me apegar a certas pessoas e a este lugar com esta intensidade. Estou com medo da adaptação, com medo de não conseguir, medo de não ter um canto meu, de não ter nem um pouco de privacidade, medo de não esquecer certos sorrisos, certos abraços, certos momentos…

Estou com a sensação de estar largando algo inacabado! Achando que não estou fechando um ciclo. Que não era para terminar agora! Para falar a verdade, EU não queria que terminasse agora. MAS…. acho melhor pensar que é apenas uma pausa!

Torçam por mim… E continuem rezando para meu coração se acalmar!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Minha esperança é imortal!

Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta a prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Porque deixar as coisas no ar?
Porque se apaixonar?
Porque se deixar levar?
Quantas vezes minha confiança vai ser questionada?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas…
Meu coração tá no escuro.
E eu só posso dizer: Não importa!
Só me resta confiar! Vou confiar mais e outra vez!
Com o tempo a gente consegue ser livre, ético, feliz.
Afinal a minha esperança é imortal… imortal!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Impressões de Elisa!

Ontem recebi vários e-mails legais da Elisa, minha amiga que conheci via blog e que hoje está em Angola trabalhando pela Odebrecht.

Pedi autorização para colocar algumas coisas no blog e aí está!!!! Até porque ela está em uma região bem diferente da que estou e as impressões acabam sendo um pouquinho diferente.

Elisa está morando em Capanda que fica no município de Cacuso, província de Malanje. Mora no alojamento usado na obra da barragem (já entregue). Mas até metade do ano, ela se muda para um novinho, feito pela obra, onde terá área de lazer com churrasqueira, biblioteca, sala de leitura e academia… Ahh… lá tem resenha de quarta a domino.. haja cerveja e carne!

Só para situar vocês ela está atuando na construção de duas rodovias (Capanda- Cacuso e Capanda – Alto Dondo) e na reconstrução e recuperação das vias e infra-estrutura de Malanje, capital da província mais atingida pela guerra. Muito trabalho hein…..

Mas vamos ao que interessa… As impressões de Elisa.

O lazer ...
Não existe tanto tempo livre, mas quando há, vou pra academia (regularmente, quem diria), leio e ouço músicas (Fred e Gustavo, trabalho pra vcs... quero músicas e filmes novos!!)... e como a comida é o fim (leve ao pé da letra e acredite qdo eu digo isso...), já emagreci 2 kg nesses 15 dias.

A TV, que era um vício pra mim, nem lembro que existe... primeiro pela qualidade de imagem e som, segundo pq os horários são muito loucos, antes de ir trabalhar tá passando Jô, no almoço passa o Mais Você e depois das 18, passa uma novela atrás da outra sem comerciais, corridinho... rs. Fantástico na segunda depois da novela, Caldeirão do Huck no domingo, Faustão eu nem sei. Enfim, desisti e cheguei a conclusão de que é uma perda de tempo mesmo...

Churrasco é de quarta a domingo. Tem muito assédio, afinal ainda sou a única menina aqui, mas tb muitos me adotaram e me ajudam bastante, já que tudo é muito difícil, desde alimentação até o apoio profissional mesmo. Como todos estamos no mesmo barco, a relação acaba sendo muito intensa. É engraçado, como não tem opção de nada pra fazer no tempo livre, a gente acaba conversando muito lá no alojamento... igual interior, senta na porta e bate-papo... parece q conheço esse pessoal a anos, tb convivo com as mesmas pessoas no café, trabalho, almoço, academia, lazer, tempo livre... alguns dizem q isso aqui é um BBB com roupa de trabalho... rs

Visitei as Quedas de Kalandula (fotos no orkut) e ainda tem uma praias de rio e as Pedras de Pungo Andongo... qualquer domingo desses eu vou... nas pedras tem q ir com o dia ensolarado, o q é raridade aqui! Essas pedras sao cheias de misticismo, lendas, histórias, dizem q foi onde começou a civilizacao. Por falar em clima, precisa ver o frio de manhã e à noite e dizem q no meio do ano é q fica feio, mas mesmo assim as paisagens continuam lindas! As Quedas e a cachoeira que fui ficam a uns 100 km daqui. Já as Pedras negras são do lado, dá pra ver da janela da minha sala!

O trabalho...
Profissionalmente, tudo é muito moroso, difícil de conseguir... mas como estão acreditando muito no meu trabalho (q vou corresponder, com certezaaa) e a empresa tem uma estrutra de crescimento bem definida, as minhas expectativas são as melhores aqui.

A comida...
Nunca imaginei que fosse ganhar comida de presente!! Aqui é assim e é valioso, principalmente fruta! Já ganhei bananas, coca-cola... rs. E ontem observei que tô vivendo uma situação extrema aqui... tô estocando comida no quarto!! Não sei o q significa, mas tá acontecendo... sempre que tenho oportunidade, compro alguma coisa na vendinha (ao lado do refeitório, que tem o básico e quase sempre nem isso) ou no Nosso Super de Malanje... quando vejo tô com a sacola cheia... pode ser só pelo prazer de comprar ou pela falta de noção do que eu vou consumir ou medo do mundo acabar mesmo... rs.

Os bichinhos...
Nada de leão, girafas e elefantes.. o mais próximo disso foram os olhinhos brilhando de uma onça, mas nao deu pra fotografar! O que mais tem é camaleão e cabras, essas ficam por todo lado... até aqui na obra temos uma de estimação, é o Barnabé que vive grudado no cachorro Betoneira (ele come brita, rs). Já tentaram até matar o cabrito, mas o cachorro defendeu...
Ah, aquele medo que me passaram com os mosquitos e a água não tratada não é tanto problema nessa região... no alojamento passa carro fumacê e a água de lá é tratada, só a do canteiro que não, mas é detetizado 2 vezes por semana... poucos aqui já tiveram malária e a tal doença do sono, muitos nem sabiam que existia! Rs

A Pousada...
A gente fica num alojamento q eles chamam de "pousada", mas é bem diferente, o quarto é bacana, mas o serviço de quarto não existe! Limpeza então... mas a lavanderia é boa, pq tô pagando por fora pra uma senhora lavar minhas roupas na mão... mesmo assim, calcinha, meias e sapatos lavo no banho... Ah, mas tô dormindo muito bem... o silêncio como de Iporá, tenho sonhado todas as noites com todos vcs!

A miséria..
É grande de verdade. Tava preparada pra ver as comunas e conviver com elas, que é o que acontece no meu cotidiano já que elas estão na extensão das nossas obras. Fui numa feira livre em Cacuso e consegui me virar bem tb... conversei com as pessoas, consegui conviver bem. Mas não tava preparada pra miséria que vi na feira de Malanje. Muita gente, muita falta do básico, higiene alguma... as pessoas parecem estar esperando por toda vida que algo aconteça e por isso mesmo oscilam entre a apatia e o desespero qdo nos aproximamos. Bom, fato é que não consegui descer do carro. Mas tb não saiu da minha cabeça.

O carinho...
É, às vezes bate um banzo, vontade de abraçar, de poder confiar, de receber carinho sem q o outro espere "algo" em troca, mas passa. Não me permito chorar não, não tenho esse direito, essa é a realização de um sonho pra mim.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Relacionamentos - Arnaldo Jabor

Vale a pena ler...
Sempre acho que namoro, casamento, romance, tem começo, meio e fim.Como tudo na vida.
Detesto quando escuto aquela conversa:
- Ah,terminei o namoro...
- Nossa, estavam juntos há tanto tempo.....
- Cinco anos...que pena...acabou....
- é...não deu certo...

Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou.

E o bom da vida, é que você pode ter vários amores.

Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam.

Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro?

E não temos essa coisa completa.
Às vezes ela é fiel, mas é devagar na cama.
Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel.
Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador.
Às vezes ela é muito bonita, mas não é sensível.
Tudo junto, não vamos encontrar.
Perceba qual o aspecto mais importante para você e invista nele.
Pele é um bicho traiçoeiro.
Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico que é uma delícia.
E as vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona...
Acho que o beijo é importante...e se o beijo bate...se joga...se não bate...mais um Martini, por favor...e vá dar uma volta.
Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra.
O outro tem o direito de não te querer.
Não brigue, não ligue, não dê pití.
Se a pessoa tá com dúvidas, problema dela, cabe a você esperar.... ou não.
Existe gente que precisa da ausência para querer a presença.
O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos, mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta.
Nada de drama.Que graça tem alguém do seu lado sob pressão?
O legal é alguém que está com você, só por você. E vice versa.
Não fique com alguém por pena. Ou por medo da solidão.
Nascemos sós. Morremos sós. Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado.
E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento.
Tem gente que pula de um romance para o outro.
Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia?
Gostar dói. Muitas vezes você vai sentir raiva, ciúmes, ódio, frustração.....Faz parte.
Você convive com outro ser, um outro mundo, um outro universo.
E nem sempre as coisas são como você gostaria que fosse....
A pior coisa é gente que tem medo de se envolver.
Se alguém vier com este papo, corra, afinal você não é terapeuta.
Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível.
Na vida e no amor, não temos garantias.
Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar.
Nem todo beijo é para romancear.
E nem todo sexo bom é para descartar... Ou se apaixonar... Ou se culpar...
Enfim...quem disse que ser adulto é fácil ?????

Dia de amanhã!

Acordei angustiada hoje! Me lembrei que de uns tempos para cá deixei de pensar antes de dormir. Simplesmente durmo! Antes avaliava como deveria ser o dia seguinte, quais os melhores caminhos a percorrer, quais as alternativas mais plausíveis. Atualmente não tenho pensado no dia de amanhã! Será que perdi o foco ou estou sem planos para o futuro???


Decidi que vou começar a pensar nas minhas inquietações com mais frequência. Fugir não é o remédio para as dúvidas que tenho… Fazer planos é muito bom e aqui é fundamental ter inúmeros planos para o futuro… Perder o foco, jamais!!!!


Ahh… meninas.. peço mil perdões… sei que ando ausente, mas estou aqui, com muitas saudades.


Falando em saudades, hoje, depois de quase seis meses aqui e em quase todos os post usando essa palavrinha, achei a melhor definição para ela.


SAUDADES É O AMOR QUE FICA!


Bjs no coração de vocês!


OBS: Ainda faltam 45 dias para a minha folga!!!!