sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Dificuldades com a língua portuguesa!

Hoje estava pensando como a língua portuguesa é dificil. Só de conjugações são três tempos e diversos aspectos. Presente, pretérito imperfeito, pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro, futuro do presente e futuro do pretérito… Aff… Alguém se lembra das provas de português que tínhamos que decorar as conjugações de vários verbos?? Detalhe que era prova oral, a professora falava o tempo e o verbo e tínhamos que conjugar!!!

Além do verbo, temos que pensar no uso correto de crase, acentos, preposição, ortografia, etc. Eu sempre ando com o meu dicionário e com a gramática que usei no colegial para tirar as dúvidas.

Agora em 2009 teremos a reforma ortográfica da língua portuguesa. As novas regras mudam apenas algo entre 0,5% a 2% do idioma, mas está causando um grande tumulto no mundo acadêmico. Apesar do custo com a impressão de novos livros e a adaptação às mudanças, acredito que é um passo para a criação de uma ortografia unificada a ser usada por todos os países que tem o português como língua oficial.

As principais mudanças são o acréscimo de três letras no alfabeto, a extinção do trema, a retirada dos acentos em partes das palavras, além de alterações no uso do hífen.

Não entrem em pânico, pois todos terão tempo suficiente para se adequar. Até 2012 todos podem continuar escrevendo sem utilizar as novas regras, mas a partir de 2010 todos os livros de gramática deverão circular apenas na nova ortografia, com exceção das reposições de livros. Portanto, não espere muito tempo para se adequar ok?!?!

Ahhh… eu tenho o Guia em PDF… Se alguém quiser é só pedir que mando…

Para quem não sabe:
  • Os países que utilizam como idioma oficial o português são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
  • A palavra “saudade”, tão utilizada neste blog, foi por muito tempo considerada de existência única no português.
  • A língua portuguesa é o único idioma romântico em que existe mesóclise.

Para acalmar o coração das pessoas no Brasil - Eu estou bem! Domingo faço aniversário. O pessoal aqui tá preparando uma festinha para não passar em branco. Será que vou ganhar presente??? A Clau e a Gabi me deram presentes que adorei!!! Além disso, este ano vou seguir o exemplo da minha amiga Amanda que emagreceu 7 quilos. FORÇA DE VONTADE É FUNDAMENTAL!!! Para o blog, estou pensando em publicar muitas novidades, principalmente da cultura angolana... Aguardem que as novidades vão chegar!!!!

Um comentário:

Cláu Furlan disse...

Primeiro: eu sou contra a reforma ortográfica !!! Vou explicar por que: eu estudei muito pra aprender tudo direitinho :((
Vou continuar acentuando tudo! Kkk

Segundo: Amanda !!! Sério mesmo que vc emagreceu 7kg ??? Qrida, vc conseguiu !!! Linda!