sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Impressões de Elisa!

Ontem recebi vários e-mails legais da Elisa, minha amiga que conheci via blog e que hoje está em Angola trabalhando pela Odebrecht.

Pedi autorização para colocar algumas coisas no blog e aí está!!!! Até porque ela está em uma região bem diferente da que estou e as impressões acabam sendo um pouquinho diferente.

Elisa está morando em Capanda que fica no município de Cacuso, província de Malanje. Mora no alojamento usado na obra da barragem (já entregue). Mas até metade do ano, ela se muda para um novinho, feito pela obra, onde terá área de lazer com churrasqueira, biblioteca, sala de leitura e academia… Ahh… lá tem resenha de quarta a domino.. haja cerveja e carne!

Só para situar vocês ela está atuando na construção de duas rodovias (Capanda- Cacuso e Capanda – Alto Dondo) e na reconstrução e recuperação das vias e infra-estrutura de Malanje, capital da província mais atingida pela guerra. Muito trabalho hein…..

Mas vamos ao que interessa… As impressões de Elisa.

O lazer ...
Não existe tanto tempo livre, mas quando há, vou pra academia (regularmente, quem diria), leio e ouço músicas (Fred e Gustavo, trabalho pra vcs... quero músicas e filmes novos!!)... e como a comida é o fim (leve ao pé da letra e acredite qdo eu digo isso...), já emagreci 2 kg nesses 15 dias.

A TV, que era um vício pra mim, nem lembro que existe... primeiro pela qualidade de imagem e som, segundo pq os horários são muito loucos, antes de ir trabalhar tá passando Jô, no almoço passa o Mais Você e depois das 18, passa uma novela atrás da outra sem comerciais, corridinho... rs. Fantástico na segunda depois da novela, Caldeirão do Huck no domingo, Faustão eu nem sei. Enfim, desisti e cheguei a conclusão de que é uma perda de tempo mesmo...

Churrasco é de quarta a domingo. Tem muito assédio, afinal ainda sou a única menina aqui, mas tb muitos me adotaram e me ajudam bastante, já que tudo é muito difícil, desde alimentação até o apoio profissional mesmo. Como todos estamos no mesmo barco, a relação acaba sendo muito intensa. É engraçado, como não tem opção de nada pra fazer no tempo livre, a gente acaba conversando muito lá no alojamento... igual interior, senta na porta e bate-papo... parece q conheço esse pessoal a anos, tb convivo com as mesmas pessoas no café, trabalho, almoço, academia, lazer, tempo livre... alguns dizem q isso aqui é um BBB com roupa de trabalho... rs

Visitei as Quedas de Kalandula (fotos no orkut) e ainda tem uma praias de rio e as Pedras de Pungo Andongo... qualquer domingo desses eu vou... nas pedras tem q ir com o dia ensolarado, o q é raridade aqui! Essas pedras sao cheias de misticismo, lendas, histórias, dizem q foi onde começou a civilizacao. Por falar em clima, precisa ver o frio de manhã e à noite e dizem q no meio do ano é q fica feio, mas mesmo assim as paisagens continuam lindas! As Quedas e a cachoeira que fui ficam a uns 100 km daqui. Já as Pedras negras são do lado, dá pra ver da janela da minha sala!

O trabalho...
Profissionalmente, tudo é muito moroso, difícil de conseguir... mas como estão acreditando muito no meu trabalho (q vou corresponder, com certezaaa) e a empresa tem uma estrutra de crescimento bem definida, as minhas expectativas são as melhores aqui.

A comida...
Nunca imaginei que fosse ganhar comida de presente!! Aqui é assim e é valioso, principalmente fruta! Já ganhei bananas, coca-cola... rs. E ontem observei que tô vivendo uma situação extrema aqui... tô estocando comida no quarto!! Não sei o q significa, mas tá acontecendo... sempre que tenho oportunidade, compro alguma coisa na vendinha (ao lado do refeitório, que tem o básico e quase sempre nem isso) ou no Nosso Super de Malanje... quando vejo tô com a sacola cheia... pode ser só pelo prazer de comprar ou pela falta de noção do que eu vou consumir ou medo do mundo acabar mesmo... rs.

Os bichinhos...
Nada de leão, girafas e elefantes.. o mais próximo disso foram os olhinhos brilhando de uma onça, mas nao deu pra fotografar! O que mais tem é camaleão e cabras, essas ficam por todo lado... até aqui na obra temos uma de estimação, é o Barnabé que vive grudado no cachorro Betoneira (ele come brita, rs). Já tentaram até matar o cabrito, mas o cachorro defendeu...
Ah, aquele medo que me passaram com os mosquitos e a água não tratada não é tanto problema nessa região... no alojamento passa carro fumacê e a água de lá é tratada, só a do canteiro que não, mas é detetizado 2 vezes por semana... poucos aqui já tiveram malária e a tal doença do sono, muitos nem sabiam que existia! Rs

A Pousada...
A gente fica num alojamento q eles chamam de "pousada", mas é bem diferente, o quarto é bacana, mas o serviço de quarto não existe! Limpeza então... mas a lavanderia é boa, pq tô pagando por fora pra uma senhora lavar minhas roupas na mão... mesmo assim, calcinha, meias e sapatos lavo no banho... Ah, mas tô dormindo muito bem... o silêncio como de Iporá, tenho sonhado todas as noites com todos vcs!

A miséria..
É grande de verdade. Tava preparada pra ver as comunas e conviver com elas, que é o que acontece no meu cotidiano já que elas estão na extensão das nossas obras. Fui numa feira livre em Cacuso e consegui me virar bem tb... conversei com as pessoas, consegui conviver bem. Mas não tava preparada pra miséria que vi na feira de Malanje. Muita gente, muita falta do básico, higiene alguma... as pessoas parecem estar esperando por toda vida que algo aconteça e por isso mesmo oscilam entre a apatia e o desespero qdo nos aproximamos. Bom, fato é que não consegui descer do carro. Mas tb não saiu da minha cabeça.

O carinho...
É, às vezes bate um banzo, vontade de abraçar, de poder confiar, de receber carinho sem q o outro espere "algo" em troca, mas passa. Não me permito chorar não, não tenho esse direito, essa é a realização de um sonho pra mim.

2 comentários:

Cláu Furlan disse...

Tem lugar pra mim não ??? Rsrs

Anônimo disse...

EU EU EU!!!
Carol ,como já havia te falado... suas impressões me ajudaram a saber o que enfrentar e só por isso estou encarando tudo tão bem. Então, vamos fazer a rodar do amor girar! Vc me ajudou muito e agora vamos ajudar outras pessoas, seja com informações ou só diversão mesmo...
E, mais uma vez, obrigada por tuuuudo!!
Bjos