terça-feira, 3 de março de 2009

Imbondeiro - a árvore da África!

Um dos símbolos da África recebe o nome de Imbondeiro. Trata-se de uma árvore grande, bela e imponente. Esta árvore marca a paisagem costumeiramente árida e remete a outros significados, cercado de aspectos lendários. Mas esta beleza da natureza não está presente só no pensamento africano.

Lembram do livro “ O Pequeno Principe” de Antoine de Saint Exupéry?? Então… lembram do baobá, a árvore que era a preocupação daquele pequeno menino quando ele pensava que as raízes poderiam entrar em seu asteróide? O baobá nada mais é do que um Imbondeiro. Viram só… até no livro encontramos esta árvore.

Segundo algumas das inúmeras lendas que cercam o imbondeiro, ele pode viver até seis mil anos. Como o seu tronco é oco e forma anéis, recurso que a ciência utiliza para medir a idade das árvores, não conseguimos saber quantos anos vive esta árvore.

Ele pode atingir uma altura de 20 metros e seu tronco medir 10 de diâmetro, Quando jovem, o imbondeiro apresenta folhagem diferente daquelas presentes no exemplar adulto. As fendas abertas naturalmente em seu tronco permitem até mesmo que dentro deles caibam mais de uma pessoa adulta.


Ele floresce apenas uma vez por ano e suas belas flores ficam sempre de cabeça para baixo. Alguns dizem que dar uma flor de imbondeiro à pessoa amada significa que ela é única e que demorou muito para se encontrada. O único detalhe é que a flor exala um cheiro terrível, de carniça… Só aqui mesmo né!!!! kkkk….

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa... a única explicação para entregar essa flor para a pessoa amada é em caso de amor platônico, onde se admira a amada a distância... pq com cheiro de carniça, só a distância... rsrsrsrs

Apesar de que, entregar a flor já descaracteriza o amor platônico...

difícil caracterizar... vou conseguir ainda... rsrsrsrs preciso ler mais vezes os textos...

Unknown disse...

Miga ... a flor pode ter um cheirinho ruim ... mas que é uma linda arvore não podemos negar.

MUITA SAUDADIIII